Quem sou eu

Minha foto
Jornalista - Radialista - Produtora

Arquivo do blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

França e Brasil

Bonecos gigantes sobrevoaram o Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Dentro dos eventos de encerramento do Ano da França no Brasil, o grupo Plasticiens Volants se apresentou no centro da cidade com boneco inspirado na obra dos osgemeos.
No dia 12 de novembro, o Vale do Anhangabaú recebeu visitantes inusitados. Em comemoração ao Ano da França no Brasil, os gigantes infláveis do grupo francês Plasticiens Volants fizeram uma apresentação especial. Em parceria com os artistas de rua brasileiros, conhecidos como osgemeos, o grupo deu vida a um dos desenhos dos artistas que fica estampado na parede de um prédio do vale. Chamado carinhosamente de "O estrangeiro", o boneco ganhou vida e contou com a ajuda de amigos que o ensinaram a andar e até mesmo a voar. E fará o mesmo no dia 13 de novembro às 19h30.
Otávio Pandolfo, um dos gêmeos, conta que a conversa com o grupo francês começou há 2 anos quando foram apresentados por um produtor na Holanda. "Já tínhamos visto o trabalho deles no Brasil em 1995 quando nos conhecemos oficialmente. Foi muito emocionante ver nossa obra virar um boneco tridimensional de 20 metros de altura." Para ele, iniciativas como essas são muito ricas para os brasileiros. "O Plasticiens Volants é um grupo de teatro de rua, arte que é bem tradicional na França. O Brasil ainda é tímido em apresentações desse tipo. Acho importante trazer trabalhos nesse formato e incentivar nossos artistas."

Marc Bureau, diretor do grupo Plasticiens Volants, ficou emocionado durante o espetáculo. Segundo ele, o público brasileiro é sempre muito animado e cuidadoso com os bonecos. "Eles se envolvem mais com o espetáculo do que os europeus. Fiquei realmente feliz e emocionado. Além disso, o público ainda foi super cuidadoso com nossos bonecos", garante Marc. "Para nós, essa troca de cultura é muito rica. Trabalhar com osgemeos foi muito interessante. Já gostávamos do trabalho deles e depois que tivemos a oportunidade de ver mais coisas, viramos fãs".
Para o presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil, Danilo dos Santos de Miranda, não havia melhor maneira de festejar a união entre os dois países. "Juntamos aqui artistas brasileiros e franceses que trabalharam para realizar um mesmo espetáculo, que foi apresentado na rua, num lugar simbólico de São Paulo. Um resumo dos ideais do Ano da França no Brasil."
E quem concorda é a administradora do Ano da França no Brasil, Moema Salgado. "Nos preocupamos em marcar três datas principais do ano - abertura, 7 de setembro e encerramento - com trabalhos populares e abertos ao público. É o que vem acontecendo nessa semana em todo país e não poderia ser diferente em São Paulo."
A festa no Vale do Anhangabaú ainda contou com um show de abertura do grupo Siba e a Fuloresta, com participação especial da Nação Zumbi.
No dia 13, o grupo repete a dose às 18h30 com participação especial de Zeca Baleiro. Siba conta que para os artistas é sempre um prazer participar de encontros culturais. "Fizemos um evento do Ano da França no Brasil em Belém e agora estamos aqui em São Paulo para um segundo. Acho muito bacana essa troca, assim como foi ótimo termos tido o Ano do Brasil na França", garante o compositor.
Renata de Almeida, produtora, levou os filhos Jonas, de 11 anos, e Tiago, de 7, para acompanhar o evento. "Temos acompanhado alguns eventos do Ano. Para mim, que estive envolvida na Mostra de Cinema, foi bastante interessante. Tivemos vários filmes franceses e um deles, inclusive, foi premiado", lembra Renata. Os meninos estavam animados com o espetáculo e dentre os eventos do Ano da França no Brasil, lembraram do Pequeno Príncipe. "Ainda queremos ir lá ver", garante Jonas.
Os irlandeses do Cranberries, que anunciaram recentemente o retorno aos palcos, vêm ao Brasil pela primeira vez no início de 2010 para quatro shows. A banda liderada pela vocalista Dolores O'Riordan passará pelo Rio de Janeiro (28/01, Citibank Hall), São Paulo (30/01, Credicard Hall), Belo Horizonte (31/01, Chevrolet Hall) e Porto Alegre (03/02, Pepsi On Stage).

A pré-venda dos ingressos para clientes do cartão começam já no próximo dia 18, mas a produtora da turnê brasileira ainda não tem informações sobre os valores das entradas. Na página do Cranberries ainda não constam as datas no Brasil, mas no site oficial de Dolores já há anúncio sobre a turnê na América Latina, que começa no dia 26 de janeiro em Santiago, no Chile, e passa também por Peru, Equador, Venezuela e Argentina.

O Cranberries ganhou fama mundial no começo da década de 1990 com hits como "Linger", "Zombie", "Dreams", "Ode to My Family" e "Just My Imagination". Além de Dolores, a banda é formada também Fergal Patrick Lawler (bateria) e pelos irmãos Noel (guitarra) e Mike Hogan (baixo). Eles encerraram as atividades em 2003 e anunciaram o retorno aos palcos para este mês de novembro numa turnê pelos Estados Unidos e Europa.

A banda nunca tocou no Brasil, conforme confirmado por Dolores em entrevista ao UOL em 2007, ano em que ela esteve por aqui para fazer shows em carreira solo. Essa atual turnê brasileira também coincide com o lançamento do novo disco solo da vocalista, "No Baggage



A novela mexicana da semana, foi para a banda Aerosmith


De acordo com o guitarrista Joe Perry, o vocalista Steven Tyler nunca mais entrou em contato com os demais integrantes do Aerosmith e, ao que tudo indica, decidiu deixar a banda.Joe foi além e disse que é muito provável que a banda comece a procurar por um vocalista para substituir Steven, já que acabar com a banda não está nos planos dos músicos.A saída de Steve, contudo, ainda não foi confirmada



O vocalista do Aerosmith, Steve Tyler, declarou que não vai deixar a banda, um dia depois que a imprensa especulou sobre a saída do músico.
Tyler, de 61 anos, apareceu de surpresa durante um show de seu colega Joe Perry para interpretar uma versão do clássico do Aerosmith 'Walk This Way'. Mas, antes de começar a canção, Tyler declarou ao público: 'Só quero que Nova York saiba que não vou deixar o Aerosmith e, Joe Perry, você é um homem de muitas cores, mas eu sou a mãe do arco-íris!', gritou no palco.
O futuro da banda de rock formada em Boston parecia incerto na segunda-feira, depois da publicação de notícias - não confirmadas - indicando que Tyler teria deixado o grupo depois de 40 anos juntos. Tyler, um dos funddores do Aerosmith, havia assinalado que estava se despedindo da banda em uma recente entrevista à revista britânica especializada em música Classic Rock.
'Não sei ainda o que estou fazendo. Mas, definitivamente, será algo Steven Tyler: vou trabalhar na minha própria marca, a grife Tyler'. O guitarrista Joe Perry alimentou os rumores ao indicar ao jornal Las Vegas Sun que o cantor havia deixado a banda depois de um show recente em Abu Dhabi




Sublime de volta !!! Ebaaaaa

No dia 23 de outubro, o baixista Eric Wilson e o baterista Bud Gaugh fizeram um show de reunião do Sublime num festival californiano, tendo o vocalista e guitarrista Rome Ramirez no lugar de Bradley Nowell, que faleceu em 1996, vítima de uma overdose de heroína aos 28 anos de idade.Contrariando a família do falecido frontman, que alega que o uso do nome da banda era direito exclusivo de Bradley, a reunião foi feita sob o nome Sublime.Após uma ação legal, a família de Bradley conseguiu o que queria: um juiz determinou que os integrantes remanescentes não podem se apresentar como Sublime.


CD SAINDO DO FORNO - DEAD FISH
A banda capixaba de hardcore Dead Fish lançará no final do mês seu álbum mais recente, “Contra Todos”, na vizinha Argentina.Por lá, o trabalho será lançado pelo selo Pinhead Records.Aproveitando o lançamento, o quarteto toca em Buenos Aires no dia 22 de novembro, na comemoração dos 77 anos do Luna Park, tradicional casa de shows da capital.

São essas as news culturais.

Aproveitem o sol com moderação e muiiiiiito protetor solar

BJs Jujah