Quem sou eu

Minha foto
Jornalista - Radialista - Produtora

Arquivo do blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Viva O Pés no Chão





14º Dança e Movimento

Este ano terá vasta programação em Ilhabela




Entre 10 de setembro e 2 de outubro se realiza em Ilhabela a 14ª edição do Dança e Movimento, uma mostra de dança contemporânea não competitiva, promovida pelo Espaço Cultural Pés no Chão com o apoio do ProAC – Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

O Espaço Cultural Pés no Chão é uma OSCIP fundada em junho de 2001, que desenvolve um amplo programa sócio-cultural na cidade de Ilhabela. Sua criação foi determinada pela falta de iniciativas que envolvessem as crianças e jovens em atividades sócio-artísticas no período em que não estão na escola, e também pela ausência de aparelhos culturais que permitissem a oferta de uma programação cultural de qualidade para a comunidade.

Neste sentido, o Espaço Cultural Pés no Chão assumiu como missão desenvolver projetos e ações na área da cultura e, transversalmente, da educação ambiental. Sua atuação se dá através de um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania, utilizando a arte e a cultura como instrumentos de transformação pessoal e social.

Sem dinheiro e com muitos sonhos, o grupo buscou ajuda na comunidade para alugar um espaço físico adequado para abrigar a iniciativa sócio-cultural. Esta ajuda veio, e com 50 inscrições, iniciaram-se as atividades com aulas de ballet, capoeira e teatro.

As instalações físicas instigavam bem mais do que apenas salas de aulas. O local fora anteriormente um boliche, o que já favorecia a implantação de um palco e de uma platéia. Novamente com a ajuda da comunidade, o espaço físico foi adaptado para suas novas funções.

Durante 6 anos, a entidade desenvolveu seu trabalho neste local. Construiu também, nesse período, um galpão para oficinas de artes, uma sala de música, de literatura e alfabetização de adultos, além de uma horta para consumo próprio.

Em 2008 o Pés no Chão deu um grande salto em busca da sustentabilidade. Com a ajuda de amigos e parceiros comprou um terreno e começou a construir sua sede própria. Na primeira fase foi erguido um Teatro-Escola, com capacidade para 180 pessoas.

Na segunda, com a colaboração da Fundação Itaú Social, foi construído o prédio de Integração. Ele reúne, no térreo, um hall com cantina, forno a lenha e cozinha, e sanitários para o público; e no andar superior, possui uma grande sala de aula, ilha de edição, sala de reunião e a sala de administração.

A entidade se mantém, basicamente, através de projetos. Alguns deles, de grande porte, como o “Construindo Cidadania com Arte”, foi patrocinado por três anos pela Petrobras Social, e envolveu a população do bairro, crianças, jovens e seus pais.

A forte atuação na área de educação ambiental tem criado várias oportunidades, tanto para a realização de projetos, como para a participação em eventos de sustentabilidade no Litoral Norte, especialmente nas áreas de teatro-ambiental e arte-educação para o público de todas as idades.

Sua atuação ambiental associada ao vínculo criado com as Escolas Públicas tem fortalecido bastante o nome e o papel da entidade em toda a região.

Por outro lado, a proposta de democratização cultural, realizada ao longo de toda sua existência, fez com que a entidade já promovesse mais de 170 eventos, recebendo em sua platéia uma média de público de 170 pessoas por noite.

A programação cultural do Espaço tem sido alimentada nos últimos anos por grupos e companhias contempladas por Editais do ProAC da Secretaria de Cultura do Estado e Prêmios FUNARTE .




Atualmente o Espaço Cultural Pés no Chão está desenvolvendo os seguintes projetos:

Projeto Artesãos da Ilha – Ministério da Cultura

Ponto de Cultura - Secretaria de Estado da Cultura/ MinC

14° Dança e Movimento – ProAC /Secretaria de Estado da Cultura

Prêmio Ludicidade Pontinhos de Cultura – MinC

Projeto Cuidágua Litoral Norte - Fehidro / Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Projeto Ambiental “Água é Vida” – Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Projeto Ambiental “O Filho do Vento” – Secretaria Municipal do Meio Ambiente




Mas o destaque deste mes são as apresentações seguintes:


Neste ano estão previstas apresentações de espetáculos e companhias consagradas pelo público. Dentre elas destacam-se: Companhia de Danças de Diadema, Cia. Cênica Nau de Ícaros, Cia. Druw, ParaladosanjoS, Confraria da Dança, Ribeirão Preto Cia. de Dança e OMSTRAB.

Além dos espetáculos com grupos profissionais, que acontecerão no teatro do Pés no Chão e num palco montado na Vila, uma noite será destinada aos trabalhos de dança desenvolvidos pelas Secretarias Municipais de Cultura, fundações, ONGs e também escolas do Litoral Norte com crianças, adolescentes, jovens e terceira idade. Numa mostra paralela ocorrerão apresentações em escolas municipais e quadras esportivas de Ilhabela e também em bairros da cidade de São Sebastião.

A previsão é que o evento reúna aproximadamente cinco mil pessoas. Além dos espetáculos, seis oficinas de dança, circo e produção cultural serão oferecidas pelos profissionais convidados para o público infantil, juvenil e adulto. “Este é um evento tradicional, promovido há anos pelo Espaço Pés no Chão e terá o apoio da Prefeitura para incentivarmos cada vez mais a dança, não só para envolver nossas crianças e jovens, mas também para estimular o turismo cultural em nossa cidade”, declarou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

A sede do 14º Dança e Movimento é o Espaço Cultural Pés no Chão que fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha, em Ilhabela. Mais informações pelo fone 3896-6727 ou no www.pesnochao.org.br. Todos os espetáculos têm entrada franca.




Teatro Pés no Chão

Dia 10/09 – Sábado – 20 hs
Companhia de Danças de Diadema
Crendices... Quem disse ?
Direção: Ana Botosso

Dia 11/09 – Domingo – 20 hs
Cia. Cênica Nau de Ícaros
Cidade dos Sonhos
Direção: Leopoldo Pacheco

Dia 13/09 – Terça-feira – 20 hs
Escolas e Instituições

Dia 14/09 – Quarta-feira – 20 hs
Teatro Fundaci
Histórias Caiçaras
Direção: Adriana Lira

Dia 16/09 – Sexta-feira – 20 hs
Corpo de Baile de Caraguatatuba
In Pecados
Direção e coreografia: Cristina Neves

Dia 17/09 – Sábado – 20 hs
Ribeirão Preto Cia. de Dança
Sobre Nós
Coreografia: Liliane Grammont

Dia 18/09 – Domingo – 20 hs
Confraria da Dança
Cartas para não mandar ou
cantiga interrompida
Criação e interpretação: Diane Ichimaru

Dia 19/09 – Segunda-feira – 15 hs
Confraria da Dança
Brinquedos e inventos para dançar
Direção: Diane Ichimaru

Dia 25/09 – Domingo – 20 hs
ParaladosanjoS
Euetheia – Um elogio a loucura
Direção: Adelvane Néia

Dia 30/09 – Sexta-feira – 20 hs
Meninos do Barão
Minha Alma
Direção: Beto Regina

Dia 01/10 – Sábado – 20 hs
OMSTRAB
Cidade
Direção: Fernando Lee
Palco na Vila

Dia 23/09 - Sexta-feira – 20 hs
ParaladosanjoS
Tchu – tchu – tchu
Direção: Marcos Becker

Dia 24/09 - Sábado – 20 hs
Cia Druw
Vila Tarsila
Direção: Mirian Druwe
ParaladosanjoS
Paraladibom
Direção: Cia. ParaladosanjoS
Espetáculo contemplado com o
prêmio Funarte / Carequinha / 2008

Dia 20/09 – Terça-feira – 15 hs
E. M. Sebastião Leite – Bexiga

Dia 21/09 – Quarta-feira – 15 hs
E. M. Leonardo Reale – Armação

Dia 22/09 – Quinta-feira – 15 hs
Estádio Ferreirão – Itaquanduba

Dia 26/09 – Segunda-feira – 15 hs
Boiçucanga – São Sebastião

Dia 27/09 – Terça-feira – 15 hs
Bairro São Francisco – São Sebastião
Mostra paralela
Fundaci e Pés no Chão

Dia 11/09 – Domingo – 18 hs
E.M. Waldemar Belizário – Itaquanduba

Dia 18/09 – Domingo – 18 hs
Quadra Esportiva – Reino

Dia 28/09 – Quarta-feira – 18 hs
Quadra Esportiva – Borrifos



Espaço Cultural Pés no Chão
Rua Macapá,72 - Bairro da Barra Velha
Ilhabela SP - 12 3896 6727
www.pesnochao.org.br
Programação do 14º Dança e Movimento



Parabéns especial a familia Bianchi