Em São Paulo/SP, a primeira Emissora foi a EDUCADORA PAULISTA, fundada em 1924, e em Belo Horizonte, a primeira rádio foi a RÁDIO MINEIRA, fundada em 30 de maio de 1936. Hoje, lamentavelmente, fora do ar. Mas, a primeira transmissão do Rádio foi no dia 07 de setembro de 1922, durante a exposição comemorativa do centenário da independência.
O discurso do então Presidente da República, Epitácio Pessoa, além de ser ouvido no recinto da exposição, chegou também em Niterói, Petrópolis e São Paulo, graças à instalação de uma retransmissora no Corcovado e de aparelhos de recepção nesses locais. Hoje são milhares de rádios espalhadas pelo país, levando alegria , entretenimento e informação para um Brasil de audiência, e principalmente ao ouvinte que sempre fez do Rádio, seu grande companheiro.
Sobre o Radialista
LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006
Institui o Dia do Radialista.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Bras ília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira
Na época, quando fundou a primeira emissora de Rádio do Brasil, não existiam escolas para formação de Radialistas. Foram os Radiamadores os primeiros locutores, por já possuírem experiência com microfones. Uma característica era fazer uma programação cultural, que consistia em música Erudita, conferência e palestras que não interessavam ao ouvinte. Na Era do Rádio, o grande astro era "Vital Fernandes da Silva", o "Nhõ Totico", que permaneceu no ar por 30 anos. O mais incrível é que nessa época ele apresentava dois programas ao vivo e totalmente improvisados. Nos dias de hoje, com um ouvinte mais exigente, o radialista precisa de muita técnica e ter um padrão que se identifique com cada emissora.
Mas o ponto em comum entre eles tem que ser o carisma. Dentro de cada Radialista existe um inexplicável sentimento de dedicação e o interesse pelo que faz. Só o idealismo não é o suficiente, existe a necessidade do talento. Com milhares de bons Radialistas espalhados pelo Brasil, o Rádio é hoje rico, oferecendo boas opções para aquele que merece todo o nosso respeito: o ouvinte. O Radialista é um sonhador, um apaixonado que faz parte do cotidiano das pessoas.
Fonte: http://www.toninholima.com.br/
13 de julho a 8 de fevereiro 2010
Na cidade trabalhei na Rádio Novo Tempo, 105,9 FM.
Apresentadora do programa
“ Só misturando pra ver no que vai dar “
( sábados 12hs as 14hs)
Jornalista responsável pelos 27 informativos diários na Rádio Novo Tempo 105,9 FM
Responsável pela atualização do site www.ntfm.com.br ( colunista / notícias e agenda cultural
12/03/2010 á 12/10/2010
A saudades de retornar a morar em cidade praiana era deveras, mudei para Ilhabela e comecei a trabalhar na Rádio Morada FM em São Sebastião, onde pude realizar diversas atividades:
Captadora de publicidade e Spots informativos . Adorei trabalhar com o Joca, cordenador da mesma e um amigo visionário !!
2006 Janeiro a Julho 2006
Através da agência Toda Onda, trabalhei na Rádio Capital 1040 AM São Paulo; de alcance nacional no dial e digital, do seguimento esportivo, entrevistando personalidades do futebol, como na entrega dos melhores do Paulistão 2006, realizado na casa de shows Tom Brasil, junto com Fiori Gigliotti, Serginho Leite, Weber Laganá (assessor do Kassabi – prefeitura de São Paulo) e Luiz Henrique Romagnholi da agência Toda Onda.
Um trabalho delicioso de realizar: entrevistas, produção dos quadros, eventos esportivos, um mundo novo entre amigos, como o Roma gostava de falar: " trabalhar no quintal de casa é o maior amor do mundo " !!
Almoçavamos todos na agência, com a regencia da Maria, intermediando na zaga da culinária Weber Laganá com seus pratos árabes encantadores...e as peripéciasdo Serginho Leite...que eram imbatíveis... explosões de sabores e pimentas...hum....saudades de ti meu querido aonde vc estiver nos vendo...
2001/ Julho até fevereiro de 2005
A Rádio Atitude Fm, foi o melhor presente na minha vida. trabalhei em diversos projetos e programas da mesma. Comecei com o programa " Elo Perdido" que ia ar aor se segunda a sexta das 20hs as 22hs, levando o melhor do classic rock.
Em seguida o MPB de Atitude, que ia ao ar de segunda a sexta, das 12hs as 14hs, levando as novidades da MPB e os clássicos, com muita notícia jornalística e cultural;deixando a todos da região santista antenados na programação cultural e aos acontecimentos sociais, educacionais, de saúde da região.
Na Tarde de Atitude, de segunda a sexta das 14hs as 17hs, entrava no ar com a participação do ouvinte, sortendo diversos prêmios e entradas de shows e das melhores baladas da região, entre elas o Cannil Club Vídeo Bar, aonde a Rádio Atitude tinha diversas parcerias com nossos amigos Marcelo e Lon .
Rádio Atitude FM 89,5 ( Peruíbe/ SP) nos seguintes cargos:
Administração
Diretora Geral Artística
Produtora dos programas na Rádio Atitude 89,5 FM e no site Atitudefm.com.br.
Produção e organização de Eventos realizados da Rádio Atitude 89,5 FM
Locução
Saudades dos amigos e colegas de trabalho, Nandes, Peruzzi, Otto da Gaita, Gringo, Roots, Dj Grothe e a todos os amigos que passaram nesses 4 anos que estive na área.
JuJah na Transamérica de Brasilia, participação em um programa esportivo
Agradeço a todos os profissionais que me deram espaço e todo carinho para desenvolver minhas idéias, projetos e todo trabalho dedicado a essa profissão tão apaixonante que é ser Radiallista !!
Um beijo especial:
Luiz Fernando - Alemão
Clarisse
Joca
Luiz Henrique - Roma
Weber Laganá
Eduardo Sona
Vocês sempre estarão comigo bjssss e feliz dia do Radilista!!
JuJah