Quem sou eu

Minha foto
Jornalista - Radialista - Produtora

Arquivo do blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2011



Tudo pronto para o 1º Varal Fotográfico de Ilhabela “Osvaldo de Oliveira Júnior”, promovido pela Teçá Fotografia & Arte, com apoio da Prefeitura, e que será realizado no dia 3 de setembro, a partir das 18h, na Rua do Meio, na Vila. A exposição integra a programação festiva do aniversário de 206 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

Um dos objetivos é divulgar as imagens dos fotógrafos da região entre profissionais e amadores. Já no domingo (4/9) a exposição estará disponível das 10h às 20h.

O I Varal Fotográfico de Ilhabela foi idealizado pelos fotógrafos Silas Azocar e Luís Daniel. Na organização, o evento conta ainda com a parceria do fotógrafo Ronald Kraag.

Participaram do evento os fotógrafos: Adriano Vanderstappen, Arthur Aranda, Caroline Fridrich, Carlos “Bred”, Gabriel Filkauskas, Iraê Bornholtd, Juliana Moreira, Karina Vanderstappen, Leandro Grião, Luan Coltro, Luís Daniel, Marcelo Cunha, Marco Guimarães, Marco Yamin, Mariana Matheus, Marília Kim, Martin Ramos, Oliver Reinis, Renato Teixeira, Ronald Kraag, Silas Azocar, Simone Freire, Sônia Monteiro, Thaná Silva e Walter Dias.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Cultura, Esportes e da Copiadora Atena, Ateliê Simone Freire Bordados, Restaurante Cheiro Verde e Imagem Comunicação Visual.

“Seu Osvaldo”

Seu Osvaldo teve como fonte de inspiração seu pai, o fotógrafo e músico, Oswaldo de Oliveira, e a costureira e dona de casa Mirtes Pereira de Oliveira. Osvaldo de Oliveira Junior nasceu em São Paulo, onde passou a maior parte de sua juventude.

Aprendeu as primeiras noções de fotografia com o pai, pioneiro no bairro Bela Vista, popularmente conhecido como bairro do Bexiga, em São Paulo. Iniciou sua atuação profissionalmente no Foto Oswaldo, por onde passaram muitas celebridades do teatro e do cinema, tais como Anselmo Duarte, Mário Lago, Grande Otello, Roberto Fioravanti, o “Seresteiro da Saudade”, entre outros.

Em 1973, inovou em Ilhabela, com a fotografia em domicílio. Vinha aos finais de semana e feriados atendendo os contatos feitos por uma prima, a Dinéa. Em 9 de setembro de 1980, juntamente com sua esposa, filhos e pais, fixou residência em Ilhabela, onde foi um dos pioneiros da fotografia profissional, precedido por seu tio Walmir Agostinho da Silva.

Para Osvaldo, a fotografia preserva a memória, sendo de valor inestimável, pois o passado é explicado dando sentido à vida, sobretudo quando se pode saboreá-lo, eternizado em imagens.


LOCAL: Rua do Meio, na Vila


HORÁRIOS: 3 de setembro, sábado a partir das 18h

4 de setembro, domingo a exposição estará disponível das 10h às 20h