Quem sou eu

Minha foto
Jornalista - Radialista - Produtora

Arquivo do blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Rádio para crianças





Amélia Maisha, produtora de rádio de criança para criança na Rádio Moçambique. O UNICEF tem apoiado os programas de rádio de criança para criança da RM desde Fevereiro de 2000. Os 24 programas são radiodifundidos em 16 línguas nacionais e em Português.




Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão



O Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão (ICDB – International Children’s Day of Boadcasting) é todos os anos celebrado no primeiro Domingo de Março. Neste dia, as emissoras em todo mundo "Sintonizam para as Crianças", transmitindo uma programação de qualidade para e sobre as crianças, mas acima de tudo permitem que as crianças façam parte do processo de programação para falarem sobre as suas esperanças e sonhos e partilharem informação com seus pares.

Este dia é uma iniciativa conjunta do UNICEF e da Academia Internacional de Artes & Ciências de Televisão. Todos os anos, participam nele milhares de emissoras em mais de uma centena de países, celebrando-o de uma forma que é simultaneamente única e especial para as próprias crianças.

Ao longo dos anos, a maior campanha de rádio e televisão do mundo para as crianças produziu alguns dos programas infantis mais criativos. Seguem-se alguns exemplos importantes do que as emissoras podem fazer em Moçambique para encorajar todos a participarem nesta ocasião especial e para fazer uma diferença duradoura:

Envolver crianças na produção de spots televisivos como redactores, realizadores e apresentadores.

Apresentar a perspectiva das crianças nos serviços noticiosos diários. Preparar histórias envolvendo crianças nos noticiários regulares da estação emissora.

Criar boletins informativos e programas infantis destinados a audiências mais jovens.

Dar a palavra às crianças na selecção de tópicos a cobrir.

Envolver crianças e jovens como repórteres e apresentadores. Combinar reportagens no terreno com entrevistas em estúdio.

Destacar problemas particulares que as crianças estejam a enfrentar na comunidade e ilustrar como as crianças e adultos estão a trabalhar juntos para criar uma mudança positiva.

Um documentário de meia hora ou uma hora sobre um único tópico é um poderoso instrumento para contar histórias das crianças com uma maior profundidade e explorar as suas realidades por suas próprias palavras.

Programar um dia inteiro para e com as crianças.
As emissoras em vários países, incluindo o Canadá, a Finlândia, Marrocos, o Brasil e a Mongólia, dedicam grandes tempos de antena às crianças.




Concurso Internacional



Em 1994, a Academia Internacional de Artes & Ciências de Televisão criou o Prémio Internacional do Dia da Criança na Rádio e na Televisão para reconhecer a programação única produzida por emissoras para esse dia. O Prémio do Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão distingue uma programação que apele para os corações e mentes de crianças, dando-lhes a oportunidade de exprimirem a sua voz e de serem ouvidas. Todas as estações de televisão que participam no Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão podem concorrer a este Prémio.

Para mais informações sobre o Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão (ICDB), consulte por favor, a página ICDB no web site global do UNICEF ou contacte a Equipa de Comunicação do UNICEF Moçambique.




Fonte: http://www.unicef.org/mozambique/pt/media_3266.html