Quem sou eu

Minha foto
Jornalista - Radialista - Produtora

Arquivo do blog

sábado, 16 de janeiro de 2010

Duda Mendonça

Comecei ontem a ler do livro do Duda Mendonça - Casos e Coisas.
Sempre acompanhei suas premiações como publicitário, grande admiradora deste brazuca e corinthiano, minha admiração a cada dia aumentara.
O livro é delicioso de ler, alias devorei em poucas horas, nos dois dias.
Aprendi lições importantes como a paz ciência ( como minha sábia amiga Pat Poll sempre diz); o profissionalismo, a dedicação e claro ouvir sempre nossas intuições. Não imaginava que essa grande pessoa era espiritualizada, mais uma boa qualidade dessa figuraça.
Como o próprio Duda diz no começo do livro; vale a pena ler o livro todos ligados a comunicação, aos curiosos e publicitários.
Adorei Duda. Parabéns !!!


Últimos dias - O Rock and Roll nunca morrerá - De Gus Van Sant
Aluguei o filme que é baseado nos últimos dias do Kurt Cobain do Nirvana.
O filme é tedioso, demonstra na " pele" o que Kurt sentirá, a fuga das pessoas mesmo as mais próximas, seu isolamento, os dias que ficará longe dos instrumentos e da música, a loucura e as alucinações, o som que ouvia na sua mente ... é o contraste da figura e das imagens que eu tinha na mente de uma figura forte do rock a um ser humano com medos, angústias ... como nós.
O filme nos aproxima de um ser humano ...


Assistindo o filme, refleti muito em casa, sozinha ... meu marido está viajando a trabalho. Dai vi que nunca ficará sozinha na minha vida ... quando solteira dividi meu apt ou casa com amigos, já fui casada duas vezes, este é meu terceiro casamento ... e agora estou só. ... tenho ficado sozinha em casa, lendo muitos livros e assistindo filmes ou seriados que sou viciada, internet ...
A solidão como Alceu Valença diz: é fera, a solidão devora, é amiga das horas prima irmã do tempo e faz nossos relógios caminharem lentos causando um desconpasso no meu coração ... solidão.
A solidão é feita para os fortes...hoje sei disso.
A solidão nos faz repensar em muitas coisas ... nas pessoas que passaram em nossa vida, não só amores, paqueras, mas os amigos, colegas, pessoas que fomos mais ríspidos em momentos de explosão, pessoas que fomos amáveis e cuidadosos e não mereciam .... trabalhos que recusamos, trabalhos que contamos que seria o melhor da vida e não o fora... uma cidade que nos mudamos buscando paz e felicidade e não rolou....
O filme acima e o livro me deram a oportunidade para fazer esse balanço, a arte trás pra nossa vida emoções que as vezes deixamos lá bem no fundo guardadinha ... e quando menos esperamos ela aparece .... vale a pena passar por esse momento.
Todas escolhas que fiz em minha vida, foram buscando SER FELIZ e quando li essas palavras no livro do Duda, que fora pro Caminho de Santiago ( caminhou 800 km a pé) em busca de 10 questões ... ele constatou que :
" Felicidade, é um estado de espírito que passa... você fica feliz porque ganha um emprego, um salário maior, um namorado...mas ela passa...o bom é ter paz. De repente, ficou claro que eu não precisava de muita coisa do que eu tinha pra sentir ... viu que estava em PAZ , é uma coisa que todo ser humano procura. Mas sua busca passa muitas vezes por caminhos estranhos, nada convencionais. E por sofrimentos que exigem, sobretudo coragem e preserverança. Hoje, conheço mais as pessoas e sobretudo, a mim mesmo. Aprendi a pedir ajuda e a ouvir conselhos. E sou muito mais compreensivo e tolerante com as falhas e defeitos dos outros. Sobretudo porque aprendi a ser mais tolerante com as minhas próprias falhas e meus próprios defeitos...
Duda, obrigada pelas sábias palavras. Sempre é tempo de encontrar a paz.
Essa coluna é dedicada a Rachel, uma guria que esteve comigo nos momentos mais conturbados da minha vida e que em breve conhecerá uma JuJah em Paz.
bjssss
Jujah

ZILDA ARNS: UMA VIDA DEDICADA ÀS CRIANÇAS

Professor Ricardo Barros*


O Brasil e o mundo perderam no último dia 12 de janeiro a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns. Ela foi fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Você sabe quem foi essa mulher?

Zilda Arns nasceu no dia 25 de agosto de 1934, em Forquilha, estado de Santa Catarina. Filha de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns, e irmã de Dom Paulo Evaristo - Cardeal Emérito de São Paulo.
Ficou viúva em 1978 e teve de criar sozinha cinco filhos. Sua formação iniciou-se ainda em Forquilha e terminou com a conclusão de seu curso de Medicina em Curitiba, no Paraná, em 1959. Fez então diversas especializações, desde Educação Física a cursos de Pediatria Social. Começou sua vida profissional como Médica Pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, entre 1955 a 1964.

Extremamente religiosa e observando a situação da maioria das crianças brasileiras, em 1983 fundou e coordenou a Pastoral da Criança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Participou de diversos eventos internacionais em defesa da criança em países da África, América, Europa e Ásia. Devido ao seu trabalho em defesa da saúde e do bem-estar infantil, recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária em diversas cidades do Brasil. Nos últimos tempos, seu nome tem sido indicado para o Nobel da Paz em função dos trabalhos desenvolvidos na Pastoral da Criança.

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades da Pastoral objetivam o desenvolvimento integral das crianças desde seu nascimento até os seis anos de idade, bem como a melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias.

Os líderes da Pastoral da Criança atuam na sua própria comunidade. Por viver no mesmo local, o líder conhece bem a família e as condições em que ela vive e, junto com ela, busca maneiras de melhorar a realidade. O líder também orienta as famílias sobre os seus direitos e deveres e contribui para prevenir a violência doméstica, levando a mensagem da paz, do amor e da solidariedade. As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscarem soluções para os problemas.
Essa matéria foi escrita pelo professor Ricardo Barros, do qual me deixou mais sensibilizada pela perda de uma mulher tão atuante na sociedade carente, não só brasileira como de outros países. Seu falecimento no Haiti em meio a um terremoto nos deixa a sensação de uma perda terrível, de uma mulher guerreira ; mas deixa também uma mesagem de esperança.
O mundo todo está se unindo em meio a essa tragédia, enviando voluntários, medicamentos, dinheiro para a reconstrução do país.
Nomes como Madonna, Bono Vox do U2, Gisele nossa Urbemodel fizezam doaçoes generosas e numerosas, faça sua parte também, colaborando com o que lhe for cabível, em todo Brasil existem diversos postos de arrecadação.
Se não puder colcaborar financeiramente, nem com algum bem material, elabore um pensamento positivo, com muitos detalhes, imaginando um lugar reconstruido, com uma população feliz.
Uma corrente do mundo todo fará a diferença. Pode ter certeza !!
bjs a todos e um ótimo final de semana.
Jujah