FELIZ DIA DOS PAIS
Getulio Barbosa Horta - Cebola
Meu pai
Hoje é dia dos pais, uma data que sempre curti, afinal meu pai fora o heroi da minha infância, meu ídolo quando adolescente e meu exemplo de vida, de força de garra, em todas as fases da minha vida.
Meu pai sempre fora um sonhador, sonhava com um mundo melhor, onde todas as pessoas tivesses acesso a saúde, esporte, lazer...ele queria ver todo mundo feliz!
Getulio barbosa Horta, mais conhecido como
Cebola; trabalhava na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, o grande ABC Paulista. Cresceu em diversos setores dentro da mesma, porém ele tinha uma batalha árdua em distribuir medicamentos em todo municipio, já que é de prache todas as prefeituras apenas distribuirem os medicamentos aonde passa-se o rei...nos grandes centros...e na periferia aonde mais se necessita de toda ajuda de profissionais e medicamentos..não era distribuido com igualdade...o Cebola fora um dos grandes profissionais que lutaram muito por toda distribuição igualitária .
Em paralelo e nutrindo sua paixão: o Futebol, ele dedicou sua vida ao FUTSAL, masculino e feminino
Abaixo um texo para entendermos como funcionava a liga e como ela nasceu:
MEMÓRIA DO FUTSAL SBC
Retornemos ao tempo
O Futebol de Salão chegou ao ABC em meados de 1950 São Bernardo apaixonou-se pelo esporte formando um grande time, que ousou a enfrentar grandes forças locais e em 1958 conquista o Campeonato Metropolitano 2a. Divisão – Aspirante da F.P.F.S e arrematar em 1959 a I TAÇA ABC instituída pela Liga Andreense de Futebol de Salão.Os campeões representavam o E.C. SÃO BERNARDO formado pelos atletas Beltran Asênsio, Dimas Zanini, Xixo, Romeu Bechelli, Odilon de Oliveira, Ferrinho, Alexandre Bonicio e o atleta Beltran Asêncio (fotógrafo da cidade) conquista o Cartão de Prata como melhor goleiro, transferindo-se posteriormente para o Primeiro de Maio FC de Santo André mediante convite do técnico Octavio de Oliveira que rasgou elogios através das páginas do News Seller, hoje Diário do Grande ABC.
Com esta conquista do E.C. São Bernardo, esportistas como Felipe Cheide, Ciro Cassetari, Walter Scarpelli e outros fundaram na velha redação da extinta Folha de São Bernardo a Primeira Liga de Futebol de Salão de São Bernardo do Campo, revivida em 1981.
Em meados de 1960, Valdir Cartola, Jack, Zequinha Zobolli, Coppine, Luizinho, Walter Scarpelli, Felipe Cheide, Ivan Marques e Walter Demarchi, Caito, Ponce levam o Futebol de Salão de SBC a conquistar no Município de Campanha (Sul de Minas) as Olimpíadas Campanhense, competição existente ate hoje onde por 11 vezes nos sagramos campeões na modalidade que abriu o caminho para em meeados de 1991 formar a integração das cidades sul mineira Varginha, Três Pontas, Eloy Mendes, Campanha, Três Corações com nossa Cidade com participação importantíssima da Liga de Futebol de Salão SBC na fundação da Liga de Varginha, bem como a amizade e integração sócia cultural entre clubes e atletas da comunidade perduram até hoje.
Nos anos 70 outras equipes surgem no cenário do Futsal de São Bernardo do Campo como C.R. Chrysler, Associação, Palestra, A Especialista, Leão de Ouro, Ressaca, Gevu, Roloy, Discoteca Merci, A.R. Ford, Bob FS, Lojas Kioto, Meninos FC, ADC Glasurit, Papelaria Bambino, Comercial, Mercedes Benz, que fizeram do Ginásio de Esportes do E.C. São Bernardo, e da Associação palco de grandes jogos, revelando excelentes atletas e árbitros como Aquiles Zampieri, Laerte Martins (Roda), Oswaldo Ribeiro, Rosário Machado, Adeilton, Milton Caldeira, Alfredo Serrati, Ribas, Ademir que chegou a Presidencia da Liga Diadema de Futsal entre outros.
Nos anos 70 não podemos também nos esquecer da Liga Abeceana de Futebol de Salão comandada por Roberto Nasser Bartolli (Turcão), Delmo Tártaro, Gerson Pinto Araújo, e outros que contribuiu em muito para criação das Ligas de Futsal de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Santo André, Diadema, Mauá também realizando o 1o. Curso de Oficiais, ministrado por José Carlos Das Dores e Professor Andrade, neste ano 2006 realiza o 14o. Curso de Oficiais com apoio da SESP ministrado pelo Prof. e Arbitro FIFA José Carlos das Dores e Prof. e Arbitro Valdir Teixeira Filho CBFS/FPFS.
No inicio dos anos 80, esportistas da bola pesada como Getulio Barbosa Horta (Cebola), Vagner Aparício Verza, Ivan Martins, Névio Albiero, Milton Luiz Caldeira, Miguel Parentes Dias, Vitório Stocco, Odilon de Oliveira, Luiz Carlos de Souza, Leopoldo Gaiafato, Oswaldo Ribeiro, Delmo Tártaro, Gerson Pinto Araújo, Giorgio Oscar Ghioldi, Orlando Roberto Vilella, Wilson Asencio entre outros nas dependências da Sede Social da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo em 15 de Abril de 1981 fundaram a Liga de Futebol de Salão de S.B. Campo, filiando-se a Federação Paulista de Futebol de Salão, tendo como primeiro Presidente Getulio Barbosa Horta que veio a ser Diretor do Depto. de Interior da FPFS em 1983 implantando normas e diretrizes para realizações do já tradicional Troféu Piratininga iniciado em 1958, disputado entre as Ligas do Interior do Estado de SP. Neste mesmo ano foi realizado o 1o. Campeonato Municipal Oficial de São Bernardo do Campo, categoria Principal, conquistado pela ADC Lavanderia Orly e recebe a primeira visita oficial do presidente da FPFS Dr. Ciro Fontão de Souza e Vicente Piazza V. Presidente e Mario Lopes Diretor de Árbitros da Confederação Brasileira de Futebol de Salão.
1982 é a vez do nosso filiado G.E. Charme conquistar o vice Campeonato do Interior promovido pela FPFS sagrando-se campeão em 1984 no comando de Edson Aparecido Berzuino e Orlando Roberto Vilella e José Aparecido Donizetti.
1985 a 1987 – Foi implantado as ESCOLAS DE FUTSAL NOS C.R.E.C. do Município em parceria com o Departamento de Esportes de S.B. Campo e conquista o XXX Troféu Piratininga contando com a participação na seleção do atleta Douglas Pierrot ex-seleção brasileira campeão Mundial de Futebol de Salão, inscrito pelo G.R. Braido. No mesmo ano a entidade e eleita a melhor Liga do Interior pela FPFS e Revista Bola Pesada do nosso querido Oswaldo Moreira, cuja Diretoria tinha no comando Vagner Aparício Verza, reconhecido pela Câmara Municipal de São Bernardo com a concessão da Medalha João Ramalho em 1992 através decreto legislativo no. 434 de 23 de Novembro de 1992 de autoria do Vereador Ademir Donizetti Ferro.
1990 – Nosso filiado Grêmio Recreativo Braido, sob a presidência de João Braido Neto (Duda) excursiona para Bolívia e conquista no ginásio Coliseo Gilberto Parejas em Santa Cruz de La Sierra de forma invicta a II Copa Cimal defrontando-se com as equipes bolivianas Cimal e Cotas de (Sta. Cruz de La Sierra) e Metalúrgica Andina de Cochabamba, sendo formada pelos atletas; Carlão, Genésio, Jaiminho, Radames, Douglas Pierrot, Bocão, Marcio, Wilson, Mulle, Prep. Físico Caito, e o técnico Carlos Bolognino e Diretor Álvaro da Silva.
Destacamos tambem nossos eventos Extras Oficiais Regionais e Baixada Santista entre nossos filiados de categoria de Base na formação de atletas, treinadores e oficiais.
A imprensa escrita e falada faz parte desta historia, editores e jornalistas como Ademir Médici, Daniel Lima, Edélcio Candido, Lola Nicolas, Ivan Marques, Saulo Leite, Alec Duarte, Janete Okawa, Divaney Guazelli representando os jornais Diário do Grande ABC, Folha do ABC, extinta Folha de São Bernardo, Gazeta de São Bernardo, O Repórter, Jurandir Martins, Flavio Adauto, Oswaldo de Moreira radialistas que sempre abrilhantaram nossas Festividades de Premiação aos Melhores do Ano e outros, nossos agradecimentos.
Estabelecimentos comerciais esportivos como A Esportiva, Suzuki Esportes, Casa Lando, Rosa Negra, Esportes Cassetari, Casa Esporte que em nossa trajetória nos ajudaram a divulgar e desenvolver o futsal da região inovando os modelos de uniformes promovendo Torneios da modalidade em nossa entidade e no Grande ABC.
Nossos agradecimentos a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, Câmara Municipal que acreditou em nosso trabalho e nossos filiados que muito contribuíram para nosso desenvolvimento social e esportivo, como na implantação das Escolinhas de Base nos Centros Esportivo Recreativo Municipal, Dr. William Dib (cardiologista) médico que muito colaborou com exames gratuitos aos nossos atletas da Seleção Municipal de SBC, hoje atual Prefeito Municipal de São Bernardo do Campo, e de nossos Oficiais de Arbitragens, Treinadores que nos ajudaram a revelar grandes atletas do cenário Nacional há Federação Paulista de Futebol de Salão e Confederação Brasileira de Futebol de Salão e Ligas Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires Liga Regional do Litoral Paulista, e simpatizantes.
O FUTSAL É UMA ENTIDADE CIVIL, DE CARÁTER DESPORTIVO, SEM OBJETIVOS PECUNIÁRIOS, SENDO INADMISSÍVEL A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, RELIGIOSA OU DE CLASSES. COM O OBJETIVO DE ADMINISTRAR, DIRIGIR, DIFUNDIR E INCENTIVAR O FUTSAL NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO E ADJACÊNCIAS EM TÔDAS AS CATEGORIAS. REPRESENTAR O FUTSAL DO MUNICÍPIO, JUNTO AOS PODERES PÚBLICOS E AS ENTIDADES CONGÊNERES DE HIERARQUIA SUPERIOR, PUGNANDO PELOS INTERESSES LEGÍTIMOS DE SUAS FILIADAS .
Getulio Barbosa Horta
mandatos de 1981 à 1984 e 1987 a 1988
Agradecemos a A.B.F.S. Associação Brasileira de Futebol de Salão, sucedida pela C.N.F.S. Confederação Nacional de Futebol de Salão e homenageamos os saudosos
Getulio Barbosa Hortã (01/11/1950 - 07/11/2000) e Manuel Augusto Certã de Oliveira (13/12/1928 - 09/08/2004), que dedicaram suas vidas A NOBRE ARTE BRASILEIRA DA BOLA PESADA.
Nas pessoas do Sr. Jadilmar da Silva, Sr. Jose Mauricio de Freitas Neto e Srta. Gina Anjos, a C.N.F.S., agradece toda a atenção e apoio dado pela AMF e todas as autoridades das Associações, Federações e Confederações, presentes ao congresso, os quais são os legítimos representantes do Futebol de Salão e que se unem na luta pelo fortalecimento, resgate histórico e dignidade de tão nobre modalidade esportiva que é o Futebol de Salão "FUTSAL".
CNFS - Confederação Nacional de Futebol de Salão
Bacana ver todos esses registro, homenagens, agradeco a Associação dos Funcionários Públicos que neste ano realizou uma homenagem ao Getulio Barbosa Horta, o Cebola, já que ele fora também um dos presidentes do clube, levando esporte sempre a todos familiares, conftraternizando-se no clube, em um ambiente amigável, com festas temáticas, entre tantos outros eventos. Não pude ir este ano...mas agradeço imensamente a toda homenagem prestada ao meu grande pai !!
Pai, aonde você estiver...agradeço por sempre estar ao meu lado, me incentivando na vida a escolher os melhores caminhos...como você sempre fez comigo...sem pressão, sem chantagens; apenas me mostrando claramente, com todos os ângulos a serem analisados e fazer com que eu mesma refletisse qual seria o melhor caminho a seguir...as vezes errando e muitoo os trajetos...mas com seu apoio e carinho, entendi que seres humanos precisam errar, sentir na pele certas situações e escolhas mal elaboradas.
Hoje neste momento da minha vida, do qual sou uma profissional que me orgulho de ter tido todo seu apoio e agora serei mãe ... você foi vital e deverás importante para trilhar neste caminho certo... em entender que as surpresas da vida, não são tão ruins...que nem sempre temos o poder de certas escolhas... ainda mais as espitiruais...tudo tem seu tempo, seu entendimento... a evolução está em nosso caminho, basta estarmos dispostos a tentar e evoluir !!
Obrigada por conectar-se a minha vida, ao meu marido, que a espiritualidade esteja em nossas vidas, nos trazendo mais próximos e me ajudando a caminhar nas melhores trilhas da vida vovô.
Obrigada por tudo, ontem, hoje e sempre.
Te amo Pai .. você é essencial !!
bjssss da madame que sente muita saudades....
Feliz dia dos pais a todos !!