Quem sou eu

Minha foto
Jornalista - Radialista - Produtora

Arquivo do blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PRODUTO NACIONAL !!!

Hoje estarei as 18H30 na Pinacoteca do Estado , em uma coletiva com os Gêmeos


Os Gêmeos são uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos da Campos, começaram a pintar grafites em 1987 e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena local, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.




Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países.

Os temas vão de retratos de família à crítica social e política; o estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação


Em 22 de maio de 2008, executaram a pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, para a exposição Street Art, juntamente com o grafiteiro brasileiro Nunca, o grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona



Nina, mulher de Otávio, pinta desde 1992 grafites que têm como tema a natura, "dando importância a insetos pequenos e reconhecendo a beleza em todos os animais", nas palavras do site do projeto.



Por cerca de um mês, os paulistanos, Nina Pandolfo, Nunca e a dupla conhecida como Os Gêmeos, viverão no castelo de Kelburn, em Ayrshire, para pintar a parede externa que contorna a fortificação.

O site do projeto Graffiti diz que "os artistas terão tempo de compartilhar e explorar novas idéias de ambos os lados do Equador, culminando em um grande trabalho de arte colaborativa".

A idéia foi sugerida ao conde de Glasgow, proprietário do castelo, por seus filhos David e Alice Boyle, inicialmente como uma solução para substituir a camada de concreto que teve de ser retirada porque estava destruindo as paredes da construção

Entretanto, David e Alice esperam que "esta arrojada e marcante manifestação artística atraia atenção da mídia, e desafie a compreensão do público tanto em relação à arte urbana do grafite quanto à instituição britânica do castelo".

"É um projeto que faz ponte entre as dimensões rurais e urbanas, e une duas culturas bastante diferentes e orgulhosas", dizem os organizadores.


O grafite deve permanecer no castelo por dois anos, quando uma nova recuperação terá de ser realizada. Até lá, os proprietários do castelo acreditam poder suscitar um debate sobre os conceitos de arte e vandalismo.

Depois eu conto pra todos como foi nossa coletiva e as news culturais !!

bjs

JuJah

Nenhum comentário:

Postar um comentário